O universo de um jeito que você nunca viu...: Próximas missões serão em Europa, a lua de Júpiter

sábado, 8 de agosto de 2009

Próximas missões serão em Europa, a lua de Júpiter


A Nasa e a Agência Espacial Européia (ESA na sigla em inglês) definiram as luas de Júpiter como o destino de sua próxima missão conjunta a um planeta exterior. Uma viagem para a lua Titã, de Saturno, precisa de mais estudos, decidiram as agências.

A Missão Sistema Júpiter Europa vai lançar duas naves orbitais, uma construída pela NASA e outra pela ESA, em 2020, com chegada prevista ao sistema Júpiter em 2026. A sonda da Nasa vai estudar o revestimento glacial da lua Europa, de Júpiter, que pode abrigar um oceano capaz de suportar vida. A sonda da ESA vai investigar Ganimedes, a maior lua do sistema solar, que tem um campo magnético único.

"Estou emocionado", disse Robert Pappalardo, cientista planetário do Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia, que tem trabalhado nos estudos para a missão Europa por mais de uma década. "Temos trabalhado duro para isso há muito tempo. É o lugar certo a ir para entender se satélites gelados seriam potencialmente habitáveis."

Embora a missão Europa tenha sido considerada a mais tecnicamente preparada, Nasa e ESA não descartam uma missão à Titã. "Titã não será esquecida", afirma Jim Green, diretor da divisão de ciência planetária da sede da Nasa em Washington D.C. Os estudos sobre Titã fornecerão dados "muito importantes" para uma próxima leva de potenciais missões planetárias, afirma.

A missão Europa vai ajudar cientistas a investigar o surgimento de mundos habitáveis ao redor de gigantes gasosos, diz Curt Niebur, cientista do programa para pesquisa de planetas distantes da Nasa. Uma missão à Titã enviaria um módulo de aterrissagem e um balão para explorar a química orgânica da lua, que pode ser parecida com os primórdios da Terra.

Jonathan Lunine, cientista planetário da Universidade do Arizona em Tucson que apoiava a missão Titã, afirma que a decisão não é uma surpresa. A mssão Europa recebeu prioridade máxima em uma pesquisa de 2002 com a comunidade de exploração do sistema solar.

"Imaginar que haveria uma inversão no processo de pesquisa da década era irreal", afirma. Lunine diz que a verdadeira questão é quando a missão adiada à Titã poderá ocorrer, um assunto deixado em aberto pela NASA. "Gostaria de ver Titã antes de morrer", diz.

A porção da Nasa na missão a Júpiter vai custar pelo menos entre US$ 2,5 e US$ 3 bilhões, afirma Green. A porção européia da missão, chamada Laplace, ainda precisa competir com duas outras missões para assegurar um espaço no programa Visão Cósmica da ESA.

Detalhes da imagem:A sonda da NASA vai estudar o revestimento glacial da lua Europa, de Júpiter, que pode abrigar um oceano capaz de suportar vida

Obrigado pela atenção!!!

3 comentários:

  1. Cara parabenz! Adorei teu blog, to favoritando, e é muito bom ver que jovens como você e eu vem tendo interesse nesses assuntos que fascinam tanto em vez de apenas estar pensando nas bobagens do dia a dia. Queria saber se tu tens MSN pra trocar idéia, quando vi teu blog achei que tinha formação em física até...depois fui ver que tinha 15 anos ^^!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, cara. Por enquanto meu blog está meio parado, mas vou voltar. Meu MSN é rodnitzky.metal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ó cara gostei muito do seu blog
    ele eh maravilhoso mas espero que você tenha um pouco mais de respeito com a religião das pessoas em dizer q as coisas relacionadas a religião não podem ser provadas, pois oq torna elas justificaveis é a fé... eu entendo perfeitamente o pensamento ateu, sei no q ele se baseia e sempre chego à conclusão que ateus são extremamente antiéticos e se igualam aos extremistas islamicos por exemplo pra justificar suas idéias tão radicais e teimosas. um extremista se enrola de bombas pra estourar em nome de Alá e ateus se enrolam em teorias e teorias pra desrespeitar abertamente a religião das pessoas.
    eu enxergo ateismo como uma religiao e respeito a opiniao das pessoas portanto seje um pouco mais ético em seus pensamentos, afinal a ciencia é uma coisa séria e não deve ser usada pra desrespeitar as pessoas.

    ResponderExcluir