O universo de um jeito que você nunca viu...: Vênus, o inferno

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Vênus, o inferno


Sabe ? É duro ver a ingenuidade da galera nos tempos antigos. Os romanos nomearam Vênus(Com o nome da deusa grega Afrodite só que em Romano ) com o nome da deusa do amor e Plutão (Deus grego Hades só que em Romano) com o nome do deus do Inferno, mas, a situação é bem diferente, Plutão é híper tranquilo já Vênus...O planeta recebeu esse nome por causa de seu brilho fulgurante, como uma deusa. Sua descoberta remonta a pré-história. Vênus é um dos cinco planetas visíveis a olho nu.
Pra começar Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, você deve estar se perguntando; "Ué, mas Mercúrio não é o planeta mais perto do Sol ? Porque que Vênus é o mais quente ?" Mas na natureza nunca acontece o lógico, Vênus tem 95,5% da sua atmosfera composta de dióxido de Carbono (CO2) e o restante compõe-se de nitrogênio, monóxido de carbono, argônio e traços rarefeitos de vapor de água, oxigênio e dióxido de enxofre e por isso vive em um constante aquecimento global, com temperaturas de mais ou menos 470 graus ºC está mais pra aquecimento infernal.

Pontos interessantes:
  1. Vênus faz uma órbita quase circular no Sol, por isso ele só fica a 110 milhões de KM do Sol.
  2. UM ano em Vênus leva 226 dias terrestres e um dia em Vênus demorar 243 dias terrestres, estranho não ? Além disso Vênus gira ao contrário, a Terra e a maioria dos planetas giram de Oeste pra Leste e Vênus gira de leste pra oeste.
  3. Vênus reflete 2/3 da luz que recebe do Sol, um esplendor que lhe valeu o apelido de estrela-d'Alva. Povos antigos imaginavam tratar-se de dois astros: Lúcifer, a estrela da manhã, e Vésper, a estrela da tarde. Em latim, Lúcifer significa "o que leva a luz" e apenas na tradução cristã ele é associado ao mal. Mas afinal Lúcifer talvez fosse um nome mais apropriado para o planeta Vênus, um mundo mais próximo de uma visão do inferno que da personificação do amor.
  4. A densa atmosfera de Vênus contribui para uma luminosidade escassa na superfície (como um dia nublado na Terra). Mas a densidade não é homogênea e produz refrações múltiplas, originando várias imagens de um mesmo objeto: do solo de Vênus é possível ver dois ou três sóis. A superfície de Vênus foi inteiramente mapeada por radar, revelando duas regiões que poderiam ser chamadas de continentes, pois estão acima do nível médio do terreno. Numa região chamada Terra de Ishtar (que significa Vênus para Assírios e Babilônios) ficam os Montes Maxwell, com 11.000 m, e na Terra de Afrodite, maior que o continente africano, há imensos canyons com até 280 km de largura. É provável que tenham existido oceanos em Vênus num passado remoto. A fúria de um Sol ainda jovem fez evaporar esses mares e expôs as rochas então submersas, liberando dióxido de carbono e dando início a um contínuo processo de aquecimento. Toda a água da superfície acabou desaparecendo.
Detalhes da imagem: Provavelmente um vulcão na superfície de Vênus

OBS: Pra quem mora no ES. Vênus aparece quase junto com a Lua, praticamente do lado dela e fica a noite quase toda lá. Ele vai descendo até sumir.


Obrigado Pela atenção!!!

2 comentários:

  1. Aew ^^ Gostei das imagens xD . . .

    Aqui é o Victor, Lucas ashuasuha

    manero Fi.. coloca mais imagens ae =]

    Fuiz

    ResponderExcluir
  2. Mas no video em que eu assisti Vênus tinha pelo menos 500 graus °C

    ResponderExcluir