O universo de um jeito que você nunca viu...: Opalas em Marte relevam que planeta teve água por muito tempo

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Opalas em Marte relevam que planeta teve água por muito tempo


As evidências estão cada vez mais claras, as provas estão cada vez mais iminentes que existiu água em Marte em algum momento dos seus 4,5 bilhões de anos. essa matéria pra mim já é mais do que suficiente, claro, sem juntar as outras não faz sentido, mesmo eu não sendo astrobiólogo qualquer um sabe que onde há água há vida como conhecemos. Eu penso assim se arrumar-mos uma bactéria em Marte que dá pra combater o câncer ou alguma doença fazendo algum remédio ? Aí sim os ignorantes vão deixar de ignorar a astronomia. Aí vai a matéria:

A sonda espacial MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), da NASA, descobriu uma nova categoria de minerais que não se sabia existirem em Marte. O mineral, equivalente à opala terrestre, é constituído por sílica hidratada, o que sugere que a água estava presente na superfície de Marte muito antes do que os cientistas calculavam.

Minerais hidratados

A denominação sílica hidratada indica que o mineral contém água em sua constituição química, sendo uma pista importante sobre quando e onde a água livre e superficial esteve presente em Marte.

"Esta é uma descoberta animadora porque ela estende a escala de tempo para a água líquida em Marte, e os locais onde ela pode ter dado suporte à vida," afirmou Scott Murchie, responsável pela operação do aparelho que detectou a opala marciana, chamado espectrômetro de imageamento.

Opalas em Marte

Até hoje, apenas dois grupos de minerais hidratados haviam sido detectados em Marte, o filossilicatos e os sulfatos hidratados. Os filossilicatos, uma espécie de argila, formaram-se há 3,5 bilhões de anos quando as rochas ígneas entraram em contato direto com a água. Nas centenas de milhões de anos seguintes formaram-se os sulfatos hidratados, a partir da evaporação de águas salgadas e eventualmente ácidas.

A opala de Marte, que agora foi descoberta, é o tipo de mineral hidratado de formação mais recente entre os três já descobertos. Elas se formaram quando a água líquida alterou materiais criados pela atividade vulcânica ou pelo impacto de meteoritos sobre a superfície de Marte.

Em alguns locais, a sílica opalina descoberta pela sonda MRO apresenta-se em conjunto com minerais à base de sulfato de ferro, no interior ou ao lado de canais secos, que se acredita terem sido leitos de rios no passado. Isto indica que a água permaneceu sobre a superfície de Marte por um período muito longo.


Detalhes da imagem:Essas devem ser as opalas de Marte ou a região onde elas estão. Desculpe se a qualidade não está tão boa


Obrigado pela atenção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário