O universo de um jeito que você nunca viu...: Quasares, os corpos celestes que são parceiros dos buracos negros.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Quasares, os corpos celestes que são parceiros dos buracos negros.


Bem povo, ontem postei os sobre os buracos negros, sua estrutura, funcionamento e etc... Hoje vou falar sobre os Quasares. Começemos então... Quasares ou objetos quase estelares, são objetos de extrema luminosidade, alguns chegam a ser 1 trilhão de vezes mais brilhantes que o nosso humilde sol que é uma estrela anã amarela. Essas crianças são encontradas nos confins do universo, o mais próximo está a dois bilhões de anos luz daqui (19.200.000.000.000.000.000.000 KM ) embora a maioria esteja a 10 bilhões de anos-luz daqui (Se acha que vou fazer porcaria de conta de novo você está enganado). Por estarem a essas distâncias colossais não tem como saber direitinho o que é, porém acredita-se que são núcleos galáticos ativados por buracos negros supermaciços que absorvem gás e poeira da galáxia liberando no processo energia muito superior à liberada pela fusão nuclear. Um quasar pode gerar mais energia do que 100 galáxias juntas.

História:

No ano de 1990, Edwin Ernest Salpeter eYakov Borisovich Zel'dovich lançaram a teoria de que os quasares não são na verdade galáxias ativas e apenas objetos associados a galáxias ativas. Embora esta teoria seja a mais aceita, já foram encontrados quasares dispersos, isto é, sem galáxias próximas - sugerindo que a relação entre os quasares e as galáxias não seja obrigatória e que os quasares e as galáxias não sejam um único objeto.

Aparência:

Aparentemente os quasares são semelhantes às estrelas, mas a sua estrutura real é semelhante à de uma galáxia ativa e sua massa é ligeiramente maior do que a de qualquer outro corpo celeste já catalogado.

Os quasares são fortes emissores de ondas de rádio e colossais emissores de luz. Tais características combinadas indicam que os quasares possuem grande quantidade de partículas de altíssima energia. Outro aspecto interessante é que muitos quasares liberam imensos jatos de partículas radioativas. O quasar 3C2173 é o quasar mais brilhante já observado, estando a aproximadamente dois bilhões de anos-luz.

A maioria dos quasares já observados possuem um forte desvio para o vermelho no espectro indicando que estão se movimentando muito rapidamente (Já falei disso na minha postagem sobre exoplanetas), provavelmente a uma velocidade superior a 50 mil km/s, o que, pela constante de Hubble, leva a entender que estão muito distantes. Outra conclusão devida é que se formam num período muito recente da considerada formação do universo.

O que pega é que um ano luz é quanto a luz percorre em um ano. Se o quasar está a 10 bilhões de anos-luz daqui então quer dizer que nós o vemos como ele era a 10 bilhões de anos atrás, ou seja quando a luz dele chega aqui, pois sem luz não o vemos e é nela que está contido as informações do quasar. Se o universo tem 13.7 bilhões de anos quer dizer que a maioria dos quasares são observados quando o universo tinha 3,7 bilhões de anos. A esperança pra descubrir mais sobre essas crianças cósmicas é estudar esse que está a 2 bilhões de anos luz daqui.

Problemas com a teoria:

Mas há um problema grave na teoria a respeito dos quasares: por que não se formam quasares mais perto da Terra? Poderia haver quasares bem mais próximos. Uma das explicações aceitas é a de que só haveriam galáxias ativas no início da formação do universo, porque elas eram novas e ainda havia matéria próxima aos seus buracos negros para alimentá-los. No decorrer de sua existência, essa matéria de acréscimo para buracos negros acabou parando de alimentar o sistema que gera a energia colossal. Mas ainda fica a dúvida, pois novas galáxias estão sempre se formando pelo encontro e consequente junção de galáxias menores, e isso deveria reacender o sistema fornecedor de energia dos quasares.


Detalhes da imagem: O quasar 3c2173, o mais brilhante quasar já catalogado. Reparem que provavelmente essas estrelas em volta estão bem mais perto que ele e ele é bem mais brilhante


Obrigado pela atençao!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário