História:
No ano de 1990, Edwin Ernest Salpeter eYakov Borisovich Zel'dovich lançaram a teoria de que os quasares não são na verdade galáxias ativas e apenas objetos associados a galáxias ativas. Embora esta teoria seja a mais aceita, já foram encontrados quasares dispersos, isto é, sem galáxias próximas - sugerindo que a relação entre os quasares e as galáxias não seja obrigatória e que os quasares e as galáxias não sejam um único objeto.
Aparência:Aparentemente os quasares são semelhantes às estrelas, mas a sua estrutura real é semelhante à de uma galáxia ativa e sua massa é ligeiramente maior do que a de qualquer outro corpo celeste já catalogado.
Os quasares são fortes emissores de ondas de rádio e colossais emissores de luz. Tais características combinadas indicam que os quasares possuem grande quantidade de partículas de altíssima energia. Outro aspecto interessante é que muitos quasares liberam imensos jatos de partículas radioativas. O quasar 3C2173 é o quasar mais brilhante já observado, estando a aproximadamente dois bilhões de anos-luz.
A maioria dos quasares já observados possuem um forte desvio para o vermelho no espectro indicando que estão se movimentando muito rapidamente (Já falei disso na minha postagem sobre exoplanetas), provavelmente a uma velocidade superior a 50 mil km/s, o que, pela constante de Hubble, leva a entender que estão muito distantes. Outra conclusão devida é que se formam num período muito recente da considerada formação do universo.
O que pega é que um ano luz é quanto a luz percorre em um ano. Se o quasar está a 10 bilhões de anos-luz daqui então quer dizer que nós o vemos como ele era a 10 bilhões de anos atrás, ou seja quando a luz dele chega aqui, pois sem luz não o vemos e é nela que está contido as informações do quasar. Se o universo tem 13.7 bilhões de anos quer dizer que a maioria dos quasares são observados quando o universo tinha 3,7 bilhões de anos. A esperança pra descubrir mais sobre essas crianças cósmicas é estudar esse que está a 2 bilhões de anos luz daqui.
Problemas com a teoria:Mas há um problema grave na teoria a respeito dos quasares: por que não se formam quasares mais perto da Terra? Poderia haver quasares bem mais próximos. Uma das explicações aceitas é a de que só haveriam galáxias ativas no início da formação do universo, porque elas eram novas e ainda havia matéria próxima aos seus buracos negros para alimentá-los. No decorrer de sua existência, essa matéria de acréscimo para buracos negros acabou parando de alimentar o sistema que gera a energia colossal. Mas ainda fica a dúvida, pois novas galáxias estão sempre se formando pelo encontro e consequente junção de galáxias menores, e isso deveria reacender o sistema fornecedor de energia dos quasares.
Detalhes da imagem: O quasar 3c2173, o mais brilhante quasar já catalogado. Reparem que provavelmente essas estrelas em volta estão bem mais perto que ele e ele é bem mais brilhante
Obrigado pela atençao!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário