O universo de um jeito que você nunca viu...: Três galáxias lutam em um cabo de guerra cósmico

terça-feira, 26 de maio de 2009

Três galáxias lutam em um cabo de guerra cósmico


Há uns 100 milhões de anos luz de distância, na constelação de peixes, três galáxias estão brincando de cabo de guerra. O jogo pode levar, até mesmo, à fusão delas em apenas uma enorme entidade.

Uma nova imagem do telescópio Hubble, da NASA, permite que os astrônomos vejam o movimento de gases de galáxia para galáxia, revelando as intrincadas relações entre elas.

As três galáxias fotografadas- NGC 7173, NGC 7174 e NGC 7176- São parte do Grupo Compacto de Hickson. O nome vem de Paul Hickson astrônomo que catalogou as galáxias nos anos 80.

As galáxias NGC 7173 e NGC 7176 são galáxias normais, em formato elíptico, sem muito gás e poeira.

Em contraste, NGC 7174 é uma galáxia em formato espiral, quase independente. Uma força gravitacional muito forte entre as três galáxias fez com que algumas estrelas fossem "jogadas" de seu lugar habitual, em suas galáxias "natais".

Essas estrelas agora estão espalhadaspelo complexo, formando um sinuoso componente luminoso nas extremidades do grupo de galáxias.

Ultimamente, os astrônomos têm teorizado que as estrelas perdidas de NGC 7174 formaram uma gigante ilha, cem vezes maior do que a nossa Via Láctea.

OBS: No caso de possíveis dúvidas, leiam o post "Canibalismo Galático".

Detalhes da imagem: Foto tirada das três galáxias pelo telescópio Hubble.


Obrigado pela atenção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário