O universo de um jeito que você nunca viu...: Homo Floresiensis, outra espécie humana

terça-feira, 26 de maio de 2009

Homo Floresiensis, outra espécie humana

Ao princípio achava-se que era um menino de três anos. Mas um exame mais detalhado dos restos frágeis, que não estão fossilizados e têm a consistência de papel molhado secando, revelou que os pequenos e frágeis ossos, encontrados em uma gruta da ilha de Flores na Indonésia, correspondiam a um adulto totalmente desenvolvido, de um metro de altura.



Comparação de crânios de um Homo floresiensis e um Homo sapiens.

Seria um humano moderno que não cresceu por desnutrição ou por alguma doença? Não. Os ossos pareciam primitivos, e outros restos achados, sugeriam que esse esqueleto não era a exceção senão a regra em toda uma população de pequenos seres que viveram nessa ilha remota. Haviam descoberto um novo tipo de humano.


Gruta em Liang Bua (gruta fresca). Lugar onde viveu o Hobbit.

O pequeno parente do homem, apelidada de Hobbit como a raça fictícia de Tolkien, viveu há 18 mil anos, em uma época em que os humanos modernos já tinham iniciado sua expansão por todo mundo. No entanto, parece mais uma versão em miniatura de nossos antepassados de 1,8 milhões de anos do outro extremo da Ásia. Um mundo perdido onde liliputianos sobreviventes conviviam com animais já extintos no resto do mundo, lagartos enormes e ratos gigantes.

A nova espécie o Homo Floresiensis, é considerada a descoberta mais importante e enigmática de sua classe na história recente. A altura estimada de um Homo floresiensis adulto, é muito menor que a altura média adulta de todas as populações humanas modernas fisicamente menores, tais como os pigmeus africanos, 1,37 m em média.

Não estamos sós no planeta, nem sequer somos a única espécie humana.

Eu estou longe de ser ateu, podem ter certeza, mas minha natureza contestadora é mais forte que eu, então vou deixar minha única pergunta: Onde a bíblia entra nisso ?

Obrigado pela atenção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário