O universo de um jeito que você nunca viu...: Cretinismo, a doença do Peter Pan

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cretinismo, a doença do Peter Pan


Essa doença me chamou muito a atenção, então resolvi fazer uma matéria sobre ela. Sem muito o que dizer, aí vai:

O Cretinismo é uma deficiência mental provocada por Hipotireodismo congênito.

Durante o desenvolvimento do recém-nascido a ausência da tiroxina, um dos hormônios da tireóide, impede o amadurecimento cerebral normal. Na maior parte das vezes é decorrência de um defeito na formação da glândula, mas pode ser devido a uma deficiência enzimática em um dos passos no processo de síntese do hormônio. A incidência da doença é em torno de 1:3000 nascimentos. A identificação da doença se faz pelo teste do pezinho, processo de triagem neonatal, a partir de uma gota de sangue retirada do calcanhar da criança. Não apresenta sinais nos primeiros meses de vida, o que torna o processo de triagem fundamental para a prevenção de uma deficiência mental.

Um recém-nascido sem glândula tireóide pode ter aparência e função normais, isso porque foi suprido com certa quantidade de tiroxina pela mãe enquanto no útero. Contudo, algumas semanas após o nascimento, se o caso não for descoberto e tratado com urgência, este bebê possivelmente começará a apresentar lentidão nos movimentos, retardo do crescimento físico e deficiência no desenvolvimento mental.

Detalhes da imagem: Essa é Maria Audenete, a "garota" que me incentivou a fazer a matéria.
O detalhe é que ela sofre da doença e tem 28 anos. Como ela mora numa roça muito "crocada" e os pais dela não tinham informação nem meios nenhum de chegarem a um médico eles foram deixando de lado e isso o que aconteceu

Obrigado pela atenção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário