O universo de um jeito que você nunca viu...: Canibalismo galático

terça-feira, 24 de março de 2009

Canibalismo galático


Pessoal, antes dessa matéria, tenho de falar de um fenômeno que acontece no universo que é lento porém muito frequente, é o chamado; canibalismo galático.
Bem, as leis da gravidade são claras, corpos maciços atraem corpos maciços, e que se sabe até hoje não existe corpos mais massivos que as galáxias, ou seja galáxias são muito maciças, e geram muito campo gravitacional.
Galáxias se agrupam assim como as estrelas, são os chamados grupos locais. Aproveitando o tópico conjunto de estrelas na verdade se chaman aglomerados e não constelações.
O grupo local em que nossa galáxia se encontra é dotado de 30 galáxias, sendo que somente uma é maior que a nossa que é a famosa galáxia de Andrômeda (Vísivel a olho nú). As duas estão se atraindo gravitacionalmente, elas se aproximam numa velocidade de 400 mil KM/H e a distância que as separa é de cerca de 3 milhões de anos-luz e daqui cerca de 3,5 bilhões de anos elas se fundiram transformando-se em uma galáxia maior. As duas estão num tipo de "dança cósmica", girando num centro comum de massa. Aproveitando o tópico de novo, é errado dizer que os planetas giram ao redor do Sol, que a Lua gira ao redor da Terra e tudo mais, todos giram num centro comum de massa.
As galáxias iriam interagir gravitacionalmente até que seus núcleos se fundissem, só que quem leu minha matéria sobre buracos negros viu que nos núcleos das galáxias existem buracos negros super-maciços, aí a dúvida de muita gente, "O que aconteceria se dois buracos negros se esbarrassem por aí ?" Bem, todo mundo estudou com a Tia Maricota lá na escolinha Coelho Sábido que a Via Láctea é espiral e Andrômeda também, aqueles "braços" são chamados de caudas gravitacionais e é ali que nós nos encontramos fazendo uma volta no núcleo da galáxia a cada 250 milhões de anos. Mal íamos sentir os efeitos da galáxia colidindo, afinal estamos a 50 mil anos luz da centro da galáxia, moramos numa "periferia galática", e é no centro onde toda a treta iria rolar pois a física diz que corpos grandes e maciços tendem a ir pro meio e lá onde estão as estrelas maciças e onde estam os buracos negros. Depois da fusão dos núcleos os dois buracos negros ficariam no centro da galáxia engolindo matéria, depois quando tiverem engolindo matéria suficiente eles iriam se unir e fazer uma desgrama gigante, coisa de bilhões de vezes a massa do Sol. Uma observação importante é que a nossa Via Láctea irá se fundir com duas galáxias menores nesse tempo
Bem o necessário e básico está aí, agora vejam a matéria:

Telescópio captura imagem de duas galáxias antes de colisão

O impacto dos dois aglomerados deu origem à galáxia NGC 6240
Galáxia NGC 6240

O telescópio Spitzer, da Nasa, capturou, no último domingo, a imagem de duas galáxias momentos antes de elas colidirem. O impacto dos dois aglomerados deu origem à galáxia NGC 6240, que está localizada a uma distância 400 milhões de anos-luz da Terra.

De acordo com a agência espacial norte-americana, a NGC 6240 já está expelindo luz infravermelha, o que, de acordo com a Nasa, significa que a galáxia está em processo de formação.

"Uma das coisas mais excitantes sobre este fato é que está imagem é única", afirmou Stephanie Bush, integrante do centro de astrofísica da Universidade de Harvard.

Dois objetos girando num centro comum de massa

Imagem em Infravermelho do núcleo da Via Lactea Captada pelo Telescópio espacial Spitzer

Galáxia Andrômeda.


Detalhes da primeira imagem: Imagem tirada pelos telescópios espaciasi Chandra X-Ray, Spitzer e Hubble de um canibalismo galático

OBS:Não pus imagem da Via Láctea pois não tem como tirar a foto da sua casa sem sair de dentro dela

Obrigado pela atenção!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário