O universo de um jeito que você nunca viu...: Planetas extra-solares

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Planetas extra-solares



Desde o começo das civilizações a humanidade busca por vida fora do nosso planeta, uma prova ali, uma testemunha aqui mas nunca se chega a algo concreto. Para achar vida precisa-se achar planetas com semelhanças ao nosso, aí que entram os planetas extra-solares ou carinhosamente conhecidos como Exoplanetas.
Hoje se conhecem exatamente 228 planetas que não estão no nosso sistema solar, porém a busca para tal é bem complicada porque uma planeta orbitando uma estrela emite cerca de 1 bilhão de vezes menos luz do que a estrela então fica complicado. É aí que os astrônomos usam uma técnica muito útil chamada de trânsito, quando o exoplaneta passa em frente da estrela a luz dela diminui, uma técnica eficiente, pois foi assim que se descobriu também os anéis de Urano.
A detecção também é realizada através do Efeito Doppler, uma mudança de freqüência que ocorre quando uma fonte se afasta ou se aproxima do observador. Isso explica porque ouvimos um som mais agudo quando a sirene de um carro de bombeiros se aproxima e um som mais grave quando se afasta.As ondas sonoras são comprimidas na direção do movimento e relaxadas na direção oposta. Esse efeito também ocorre com a luz, mesmo sendo esta uma radiação eletromagnética e não uma perturbação mecânica.
Bem básicamente é isso, vou começar a postar alguns exoplanetas bem interessantes que podem haver vida, talvez até inteligente.


Detalhes da imagem:Foto em infravermelho resolve o objeto 2M 1207 e revela a primeira imagem direta de um planeta extra-solar. Os astrônomos inferiram que o planeta tem 5 vezes mais massa que Júpiter, enquanto sua estrela é 25 mais massiva que o maior planeta do Sistema Solar – o que faz dela uma anã-marrom.

Obrigado pela atenção!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário